Microbiologia e os Microorganismos
- biomedufrn
- 29 de mar. de 2016
- 2 min de leitura

A vida humana está intimamente relacionada com os microrganismos. são abundantes no solo, no mar e no ar. Invisíveis a olho nu.
Os microrganismos contribuem na fertilização do solo, beneficiam a natureza ao fixar e utilizar matéria orgânica e inorgânica. Têm grande função na reciclagem de materiais e na destoxificação do ambiente. São usados na produção de vinagres, bebidas alcoólicas, queijos, iogurtes, pães e antibióticos.

Apenas uma minoria destes agentes é patogênica ou danosa, causando doenças em humanos, animais e plantas, assim como a deterioração de alimentos e a degradação de estruturas.
As inúmeras descobertas em microbiologia geram avanços no campo da pesquisa envolvendo múltiplas áreas de aplicação, fazendo com que os microrganismos passem a ser usados como ferramentas para intervenção no meio ambiente, na saúde, na indústria, etc

Microbiologia é uma ciência que estuda os microrganismos, que são seres vivos muito pequenos (vistos somente com auxílio de microscópios).
A microbiologia pode ser dividida em disciplinas específicas: a bacteriologia, que se ocupa do estudo das bactérias; a virologia, que pesquisa os vírus e rickéttsias; e a protozoologia, que estuda os protozoários, as algas e os fungos.

As bactérias por exemplo, estão auxiliando cientistas a desvendarem crimes por possuirem uma determinada gama de microrganismos e além disso, as bactérias podem produzir compostos que são fontes de novos medicamentos.
Os fungos são encontrados no solo, na água, nos vegetais, em animais, no homem e em detritos em geral. O vento age como importante condutor espalhando seus propágulos e fragmentos de hifa.

Um vírus sempre precisa de uma célula para poder replicar seu material genético, produzindo cópias da matriz .A classificação dos vírus ocorre de acordo com o tipo de ácido nucléico que possuem, as características do sistema que os envolvem e os tipos de células que infectam.
Comments